quarta-feira, 11 de maio de 2011

UM MENINO MUITO MALUQUINHO


Felipe Severo, Ziraldo  e Pedro Saback

A série infantil “Um Menino Muito Maluquinho”, exibida pela TV aberta TVE, é um ótimo programa para crianças e também para adultos. Baseado na obra do cartunista brasileiro Ziraldo, a série já ganhou prêmios internacionais como o japonês NHK Japan Prize, e atualmente é exibido também pela TV Cultura, TV Brasil e até mesmo na Disney Channel. Num enredo bastante interessante, Maluquinho – personagem principal –, em seu dia a dia, lida com temas que remetem a questões do desenvolvimento humano, do cotidiano e até filosóficos como a questão da morte.

Da esquerda pra direita:
Pedro Saback,
Fernando Alves pinto
e Felipe Severo
Na história, temas centrais são abordados em três momentos diferentes da vida de Maluquinho. O momento principal é quando ele tem 10 anos de idade – personagem vivido por Pedro Saback. Os outros Maluquinhos são vividos por Filipe Severo, quando ele tem 5 anos, e por Fernando Alves Pinto, quando ele já está com 30 anos. Sempre dialogado entre si, o ápice da série é quando os três Maluquinhos se encontram na praia numa espécie de paradoxo temporal, para conversarem entre si.

Além de Maluquinho, outros personagens aparecem como os seus pais, seu avô, seu melhor amigo Bocão e os colegas da escola. O universo de Maluquinho, principalmente a sua família, representa uma vida bastante estruturada, porém sem ser idealizada.  Um Menino Muito Maluquinho é uma obra para ser assistido por toda a família. Por representar a realidade da classe média brasileira, a série favorece a identificação com seus personagens, sendo até emocionante. Muitos, com certeza, relembrarão suas infâncias através das peraltices de Maluquinho.